Caim e Abel: uma história entre irmãos que se repete ao longo dos anos

A história da Bíblia atravessa os anos, e de repente vemos em nossa comunidade, em nosso estado e em nosso pais o ressurgimento de um novo Caim e nos conta uma nova versão moderna

Você já ouviu falar sobre a marca de Caim? Nós te contamos o que é isso e tudo o que você precisa saber sobre essa história bíblica.

A bíblia é uma fonte inesgotável de fatos históricos que se espalham na própria cultura popular. Certamente uma das mais famosas é a marca de Caim.

Provavelmente você já escutou falar sobre a história de Caim e Abel. Resumidamente, os irmãos filhos de Adão e Eva, fizeram oferenda para Deus. Ao perceber o destaque do irmão frente ao criador, Caim mata Abel por pura inveja.

Logo após seu ato de fúria, Deus teria marcado Caim para todo o sempre. Seria uma marca de Deus para protege-lo contra os vingadores. Consequentemente, nasce todo uma especulação em volta da marca de Caim. Disso nasce várias teorias envolvendo a marca, nenhuma com bases na bíblia.

Após Caim matar Abel, Deus o condena a viver como fugitivo pelo resto da vida. Caim ficou com medo, porque as outras pessoas poderiam querer matá-lo, como vingança por Abel. Então Deus prometeu a Caim que se alguém o matasse, receberia uma vingança sete vezes pior. Deus colocou uma marca em Caim, para que ninguém o matasse.

O que sabemos sobre a marca de Caim

Primeiramente, muito se fala sobre o fato dos descendentes de Caim também terem a marca. Mas a verdade é que não existe nenhum indicio de que outros além do próprio Caim teriam a marca. Em seguida sabemos que a marca era para proteger Caim dos outros, e não o contrário. Para concluir, a marca não impediu que ele constituísse família e tivesse filhos.

Além disso, não podemos saber se a marca de Caim era uma marca física ou algo que aparecia junto dele ou até mesmo algum tipo de marca espiritual. A Bíblia apenas diz que era um sinal, que outras pessoas podiam reconhecer e entendiam que era um aviso contra matar Caim.

Marca de Caim e cultura pop

A marca de Caim é alvo de especulação na cultura popular. Séries de TV, jogos, quadrinhos e filmes às vezes incorporam a marca de Caim em suas histórias. Mas é muito importante lembrar que essas histórias são ficção. Nenhuma delas tem base bíblica ou qualquer base em teorias confirmadas. Até por que nenhuma teoria comprova a existência da marca de Caim.