Alagoinhas tem eleição dividida por algumas lideranças políticas do estado

As eleições de 2020 em Alagoinhas serão marcadas pela pulverização da disputa. Cada “cacique” político do estado terá na cidade um candidato. As pesquisas apontam uma disputa entre Paulo Cezar, duas vezes vereador, duas vezes deputado estadual e duas vezes prefeito, e o atual prefeito Joaquim Neto, que tenta a reeleição e agora é apadrinhado por Otto Alencar no PSD.

O PT de Rui Costa busca mais uma vez a eleição com Radiovaldo Costa. O PP do vice-governador João Leão terá Marcos Reis na disputa. Essa divisão da base do governo faz com que Paulo Cezar, do DEM de ACM Neto busque devolver o partido ao poder.

A cidade localizada no agreste baiano não possui dois turnos e terá nesta eleição serão ao todo sete candidatos à prefeitura. Jonatan Silva e José Vieira compõem a chapa do Patriota, Gilvan Artes e Ana Paula Leite formam a chapa do PSC, além de Ednaldo Sacramento que disputa a prefeitura ao lado de seu vice Elmo Dias pelo PSTU.

A cidade localizada no agreste baiano tem população de 152.327 habitantes e mais de 100 mil pessoas com título de eleitor válido.

TROCA NA PRÉ CAMPANHA

Sem vencer em Alagoinhas há 16 anos, o Partido dos Trabalhadores da cidade decidiu trocar o candidato a prefeito durante a pré-campanha. A sigla havia anunciado o nome do vereador Luciano Sérgio como postulante, mas decidiu recuar e lançar o ex-vereador Radiovaldo Costa para entrar na corrida eleitoral. O candidato recebeu apoio até do ex-presidente Lula.

RENÚNCIA DE VICE

O principal fato entre os candidatos à vice na cidade foi a troca no PSC. Dr. Gomes renunciou à vaga e quem assumiu foi Ana Paula Leite. Destaque também para Roberto Torres que disputa como vice do atual prefeito Joaquim Neto e Fabrício Faro que será vice de Paulo Cezar, agora o candidato do Democratas.

BRIGA NA JUSTIÇA

A disputa eleitoral na cidade rompeu o campo político e durante a campanha parou no judiciário. Os principais candidatos utilizaram o ações judiciais como “trunfo”. O DEM já pediu direito de resposta e a proibição de nova veiculação da mensagem em propaganda veiculada pelo PSD. A Coligação Juntos Vamos Fazer Diferente (PT, PSB, PCdoB, Pode e Rede) ingressou na Justiça Eleitoral com pedido de impugnação de pesquisa.

DISPUTA PARA A CÂMARA

A Câmara dos Vereadores terá 429 candidatos para vereador que ocuparão 17 vagas. A disputa das cadeiras da cidade será bem distribuída, já que ao todo, concorrem 24 partidos. Atualmente, a presidência da Casa é do democrata Roberto José. 

Por Bahia Noticias