Mais de 900 pessoas receberam a 1ª dose neste final de semana; saiba quais os próximos grupos prioritários e a programação para a 2ª dose

Para a campanha de imunização contra Covid-19 iniciada em 19 de janeiro, a Prefeitura de Alagoinhas tem realizado uma logística completa de vacinação, desde agendamento, disponibilização de 6 locais de vacinação, entre pontos fixos para pedestres e drive-thrus, aplicação in loco, em domicílio, à atuação competente da Secretaria Municipal de Saúde, que trabalha de domingo a domingo: havendo vacina, as equipes já estão em campo, e as doses rapidamente são utilizadas.

Como resultado disso, Alagoinhas já possui  23.308 pessoas vacinadas com ao menos a primeira dose contra o novo Coronavírus, o que corresponde a mais de 15% da população. A imunização ainda ocorre conforme o recebimento de doses e os grupos prioritários estabelecidos em pactuação entre município, estado e Ministério da Saúde.

Foto: Roberto Fonseca

Neste sábado (24), o foco da prefeitura foi a primeira dose em trabalhadores da educação das redes pública e privada, entre 55 e 59 anos, com total de 54 vacinados no Colégio Municipal, e a imunização de idosos a partir de 60 anos e repescagem de quilombolas em 16 localidades da zona rural, contabilizando 426 aplicações.  Outra ação promovida foi a continuidade da segunda dose em idosos e trabalhadores da saúde vacinados com a CoronaVac até 29 de março, totalizando 252 pessoas que completaram o esquema vacinal. A vacinação dos idosos ocorreu no drive trhu do Carneirão e nos da saúde, na Central de Imunização.

O medico e prefeito, Joaquim Neto, acompanhou a vacinação na Estação de Transporte Alternativo. Foto: Roberto Fonseca

Para este domingo (25), o novo público convocado foi o das pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos, o primeiro dos grupos com comorbidades estabelecidos nesta segunda fase da campanha, a ser vacinado, no município. O início da imunização deste grupo ocorreu nesta manhã, em drive trhu montado na Estação de Transporte Alternativo, com 39 aplicações, e a estratégia para os que não compareceram hoje será definida pela prefeitura.

Vacinação dos trabalhadores da educação, no Colégio Municipal de Alagoinhas Foto: Divulgação SESAU

Vacinação dos trabalhadores da educação, no Colégio Municipal de Alagoinhas.Foto: Divulgação SESAU

Equipes de saúde também estiveram hoje em mais 18 comunidades da zona rural para vacinação de idosos acima de 60 anos e de quilombolas que ainda não tinham recebido a primeira dose, somando 424 imunizados.

A vacinação neste domingo também ocorreu na comunidade de Sucupira, zona rural. Foto: Divulgação SESAU

NOVOS GRUPOS PRIORITÁRIOS

Nessa segunda-feira (26) começa a imunização contra a covid-19 para pessoas transplantadas e farmacêuticos. Os transplantados e transplantadas serão vacinados na Central de imunização, das 8h as 11h30 ou das 13h30 às 15h30. Para receber a vacina é necessário apresentar relatório médico, RG,CPF e cartão de vacina.

A vacinação para os farmacêuticos também ocorrerá na Central de Imunização das 8h as 11h30 e das 13h30 às 15h30, mediante entrega de lista com nome dos farmacêuticos e Termo de Compromisso assinado pelo responsável pelo estabelecimento, na Central de Imunização. No momento da vacinação deve ser apresentado a carteira de vacinação, RG, CP, Cartão Sus e carteira do Conselho de Farmácia ativa.

SEGUNDA DOSE DA CORONAVAC PARA IDOSOS

A Prefeitura informa que a partir desta segunda-feira, os idosos que tomaram a vacina CoronaVac/ Butantã entre os dias 4 e 31 de março e nos dias 1º e 3 de abril, já podem se dirigir ao Carneirão, para receberem a dose de reforço. A vacinação com a segunda dose acontece das 8h às 13h.

SEGUNDA DOSE DA ASTRAZENECA PARA TRABALHADORES DA SAÚDE

Os trabalhadores da saúde que tomaram a vacina AstraZeneca/ Oxford do dia 28 de janeiro até 05 de fevereiro devem comparecer à Central de Imunização para completar o esquema vacinal, das 8hàs 12h ou das 13h às 15h.

Para receber a segunda dose, é preciso levar RG, CPF e o cartão de vacinação.

Fonte: SECOM /Alagoinhas