Alagoinhas vacinou todo o estoque de 2ª dose da Coronavac enviado pelo governo do estado

Todas as doses que o município de Alagoinhas recebeu do governo do estado para a vacinação de 2ª dose da Coronavac foram utilizadas na ação desta sexta-feira (30), no Carneirão. O município recebeu 70% da previsão, o que corresponde a 1.090 unidades, quando precisaria ter recebido 1.540.

O Núcleo Regional de Saúde informa que existe um déficit nacional na fabricação dessas doses. “Existe uma sobrecarga na fabricação dessas doses da Coronavac e a previsão é que isso seja normalizado na próxima semana”, explica Engracia Lima, responsável pela imunização do Núcleo da Secretaria de Saúde do estado da Bahia (SESAB).

“Nós temos uma equipe e uma logística de vacinação que já mostrou sua eficiência. No momento em que recebemos as primeiras doses, acreditamos que 100% dessas segundas doses estivessem guardadas. Eu espero que o ministério e o estado consigam regularizar isso o mais rápido possível”, conta Rosânia Rabelo, secretária de saúde de Alagoinhas.

O lote de 1ª dose da Coronavac para pessoas idosas chegou em Alagoinhas dia 1º de abril e aplicada no dia 3. Essas pessoas teriam até esta sexta-feira (30) para receberem a imunização com a 2ª dose. A equipe de saúde do prefeito Joaquim Neto está aplicando essa imunização desde a última terça-feira (27) e agora aguarda a chegada dos 30% que a SESAB precisa enviar. 

Fonte: SECOM | Foto: Roberto Fonseca