SAAE realiza desobstrução de rede de esgoto em Santa Terezinha; confira dados e cuidados necessários

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realizou, nesta quarta-feira (5), a desobstrução da rede de esgoto na Rua Marechal Floriano, em Santa Terezinha. A ação integra as medidas colocadas em prática cotidianamente pela autarquia, que busca, através de manutenções preventivas e corretivas, assegurar o funcionamento adequado das redes e sistemas da cidade.

Seguindo essa diretriz, a Coordenação de Redes e Ramais de Esgoto (CRRE) executou 237 reparos de caixas e tampas somente nos quatro primeiros meses de 2021. Durante o mesmo período do ano foram reparados 186 vazamentos na rua e feitas 142 desobstruções de rede coletora.

“Nossa missão é prestar um serviço pautado na qualidade e no respeito aos recursos públicos, e isso requer uma atuação ampla tanto no que diz respeito à oferta de água como também à coleta, o tratamento e o encaminhamento dos esgotos”, explicou o diretor geral, Francico Brito. “Desse modo, nós não só nos preocupamos em colocar em prática obras como as do Avançar Cidades, PAC 1 e 2 e Saneamento para Todos, por exemplo, como também em trabalhar com afinco nos serviços do dia a dia”, completou.

CUIDADOS COM A REDE DE ESGOTO

Em paralelo ao trabalho do SAAE, os usuários também precisam fazer sua parte quando o assunto é o cuidado com a rede de esgoto. Para que esta funcione adequadamente, as pessoas precisam adotar certos hábitos de rotina:

* Não direcionar o esgoto para a rede de drenagem;
* Não descartar papel higiênico, band-aid, cotonete, absorvente, preservativo, fio dental, fralda no vaso sanitário;
* Não jogar restos de comida e de gordura, cascas de vegetais, caroços, palitos, pó de café na pia da cozinha;
* Não deixar a caixa de passagem destampada.

Do contrário, há o entupimento das tubulações internas e o retorno do esgoto. Consequentemente, aumenta-se o risco à saúde e o dano ao meio ambiente. Não menos importante, o uso inadequado da rede de esgoto não raro compromete os sistemas responsáveis por todo o processo de coleta, tratamento e direcionamento dos dejetos, muitas vezes demandando o gasto de recursos que poderiam ser utilizados para melhorias revertidas à população. Como se vê, trata-se de um ciclo que demanda a colaboração de todos.

Em caso de necessidade, os canais de atendimento oficiais do SAAE devem ser acionados, a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis. Este contato direto com a autarquia é imprescindível para que a averiguação e a resolução do problema ocorram com o máximo de celeridade possível.

Canais de atendimento
WhatsApp: (75) 98180-4500. (Atendimento 24h)
Call Center: 0800 7027065

Redes Sociais
Facebook: www.facebook.com/saaedealagoinhas
Instagram: www.instagram.com/saaealagoinhas
Site: www.saae.alagoinhas.ba.gov.br

Fonte: Portal da Prefeitura de Alagoinhas