APRENDIZAGEM ESCOLAR É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS

Em atendimento ao requerimento nº 040/2021, de autoria do vereador Francisco Thor de Ninha, aconteceu na Casa Legislativa no dia 18 de agosto a Audiência Pública que tratou do tema: “O impacto das emoções na aprendizagem e no acolhimento escolar”, momento que reuniu diversas representações de entidades da cidade, entre elas a Associação Pestalozzi, Pastoral do Menor, APAE, UAMA e o Conselho Tutelar.

Ao iniciar a audiência, o presidente José Cleto destacou: “Quero parabenizar o amigo e vereador Thor de Ninha pela grande iniciativa de trazer para a discussão um tema tão importante para alunos, pais, educadores e todos que compõem a área acadêmica”, falando também da importância do acolhimento escolar e passando a palavra para que o autor da proposta conduzisse o encontro.

O vereador Thor de Ninha pontuou: “A gente percebe que o cérebro é uma máquina complexa e fascinante. Precisamos também descobrir e compreender se alguns neurônios quando não utilizados eles morrem e se não há possibilidade de ressuscitarem, já que a neurociência diz que existem conexões entre os neurônios em todas as fases da vida”. Ressaltou ainda, a importância do debate para dar luz à compreensão de como crianças, adolescentes e adultos podem ser beneficiados e cuidados através dessa área do conhecimento que tem revolucionado o mundo, a neurociência.

A mesa foi composta, além do vereador por: Ludimila Fiscina, Secretária de Assistência Social, Thaís Fiscina, Diretora Acadêmica e na ocasião, representante do secretário Gustavo Carmo, Audato Ramalho, Diretor do Colégio João Paulo, Iara Medeiros, Subsecretária de Saúde, Adalira Santana, Presidente do Conselho de Educação e Rita Bastos, Diretora do NTE 18.

O cerimonial do evento ficou a cargo de Cristiane Santos, assessora do vereador Thor de Ninha, a apresentação musical – Linda Bastos e Elenilton e a tradução e interpretação por Dilcinéa Reis e Inadilce Reis, intérpretes oficiais de libras da Casa Legislativa.

A renomada especialista em neurociência educacional, destacou como se sente feliz em falar para profissionais de Alagoinhas e discorreu sobre a importância da união dos diferentes setores para permitir uma melhor visão do desenvolvimento humano, pontuando: “Uma das coisas que sabemos da evidência científica e que está sendo cada vez mais compartilhada a nível mundial é que são vários fatores que permitem que ocorra a aprendizagem: é uma boa nutrição, boa noite de sono, boas relações, exercícios físicos, uma saúde física e uma saúde mental também adequadas”.

Anna Lúcia Campos é especialista em neurociência, presidenta de ASEDH -Asociación Educativa para el Desarrollo Humano (Associação Educativa para o Desenvolvimento Humano), Diretora Geral do IMCE – Instituto Mente, Cérebro e Educação e membro do Conselho de Assessores de IMBES – International Mind, Brain and Education Society dos Estados Unidos.

A Audiência Pública na íntegra, está disponível pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=v1Uev90G-_w

 

Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom
Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz