Parceria entre Prefeitura e SENAI é renovada em Alagoinhas

A Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Alagoinhas assinaram, nesta segunda-feira (20), o termo de renovação de cessão de uso do espaço pela instituição, para a continuidade da oferta de cursos de qualificação profissional. Assinaram o prefeito Joaquim Neto e a gestora da unidade, Elijiane Figueredo. O ato aconteceu no próprio SENAI, e contou com a participação dos secretários de Governo, Jorge da Farinha, de Educação, Gustavo Carmo, do Subprocurador Geral do Município, Hilton Ribeiro, do vereador Thor de Ninha, professores e alunos.

Após saudar os presentes, o prefeito ressaltou os benefícios da renovação da parceria. “É sempre bom voltar ao local onde fiz meu primeiro curso técnico, o de Mecânica, e onde aprendi as minhas primeiras lições, como ter disciplina e cumprir horários. Estou muito feliz por estar aqui hoje, como prefeito da minha cidade, renovando essa parceria, para que o SENAI possa formar novos jovens aprendizes, novos profissionais para ocuparem o Mercado de Trabalho”, comemorou o prefeito.

“ Esse momento de hoje representa o marco de um novo ciclo para que a escola do SENAI possa ficar na cidade e atender a essa macrorregião, viabilizando programas de qualificação e educação  profissionais e também potencializar cursos nas áreas industrial e de empreendedorismo”, pontuou Elijiane Góes.

Desde 2014, o espaço localizado na Praça Barão do Rio Branco , Centro, é utilizado pelo SENAI, visando atender o polo industrial da cidade, com a responsabilidade de capacitar a população alagoinhense e das cidades circunvizinhas, promovendo educação técnica e profissional de excelência. Com a assinatura, a cessão se estende por mais cinco anos, podendo ser prorrogável. A renovação permitirá que sigam sendo oferecidos cursos de Administração, Automação Industrial, Segurança do Trabalho, Química, Eletromecânica, entre outros.

A parceria para oferta de cursos gratuitos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), também foi renovada. De acordo com o SENAI, em  2022, serão disponibilizadas 40 vagas para  cursos de Eletricidade Industrial e  40 Assistência de Produção para pessoas que comprovem baixa renda familiar. “A ideia é que essas pessoas abram seus próprios negócios para prestarem assessoria a residências ou indústrias, e o curso de Assistente de produção é para que possam ter oportunidades no polo industrial local de bebidas”, completou a gestora.

Fotos: Roberto Fonseca – SECOM

Fonte: SECOM