Março Mulher: Ação “Beleza Fora da Caixa: Autoestima Além dos Padrões” desconstroi estereótipos de beleza e aumenta o amor próprio na diversidade

A ação Beleza Fora da Caixa: Autoestima Além dos Padrões encerrou sua jornada nesta sexta-feira (18). A atividade integrou a agenda do Março Mulher: Mais Autonomia e Proteção para Elas, proposta construída em conjunto pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS) com a Procuradoria Especial da Mulher e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.

Realizada entre os dias 16 e 18 de março, nos Centros de Referência de Assistência Social do município, a atividade contou com a participação de mulheres que representam a diversidade social: negras, idosas, com deficiência e trans. Foram abordadas vivências reais com padrões de beleza impostos pela sociedade, fazendo correlação desses impactos na autoestima, saúde mental e até mesmo nas relações afetivas das mulheres que não se encaixam no padrão imposto pelo sistema capitalista.

Divulgação SEMAS

A monetização gerada por meio da busca incessante por padrões de beleza irreais foi outro assunto discutido, levando em consideração o modo como são atravessados pelo racismo, o capacitismo e etarismo.

Os encontros foram conduzidos pela coordenadora de Diversidade Social da SEMAS Luciana Mendes, com contribuições de representantes dos organismos municipais para mulheres, tais como CRAM, Conselho Municipal De Defesa dos Direitos da Mulher, Patrulha Maria da Penha, Conselho do Idoso, além da presença da Procuradoria Especial da Mulher.

“É importante destacar que a autoestima é uma construção social, usurpada de mulheres que não se enquadram no padrão normativo do que é bonito. Isso gera uma série de adoecimentos psicológicos, crenças limitantes, comprometendo a construção do amor próprio. Provoca ainda a aceitação de migalhas no campo afetivo, pois essas mulheres acabam tendo a compreensão de que são seres inferiores, de baixa estima”, destacou a Coordenadora de Políticas de Proteção à Mulher, Jamile de Oliveira da Silva. “Tal cenário, entre outras questões, é um terreno fértil para acesso e permanência em relações abusivas e violentas”, continuou.

O bate papo proporcionou reconhecimento e valorização da beleza das mulheres em sua diversidade. Na oportunidade, foi apresentada a rede de proteção às mulheres, com seus respectivos contatos e formas de acesso.

Confira alguns momentos:

CRAS Praça do CEU

CRAS Boa União

CRAS Nova Brasília

CRAS Riacho da Guia

Fotos: Divulgação SEMAS

Fonte : SECOM/Alagoinhas