Recursos dos editais 004/2023 e 005/2023 da Lei Paulo Gustavo serão liberados nesta quarta-feira(10); Mais de um milhão de reais movimentará a economia de Alagoinhas

Nesta quarta-feira, 10 de abril, a verba da Paulo Gustavo cairá na conta dos agentes culturais contemplados nos editais 004/2023 Cineteatro Popular e 005/2023 Antônio Mário. No total, serão injetados cerca de R$ 1.030.000,00 na arte, cultura e economia criativa de Alagoinhas.

O prazo para execução do objeto e realização da contrapartida vai até 30 de agosto deste ano. Já a prestação de contas poderá ser entregue até o dia 30 de setembro. No total, 58 projetos foram contemplados nas duas seleções, realizada pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), via Lei Paulo Gustavo.

“Os editais da Lei Paulo Gustavo são importantes instrumentos que permitem a distribuição de recursos para a produção de projetos culturais dos agentes culturais da nossa terra. Os aportes financeiros ajudam a manter viva a produção cultural e apoiar os profissionais do setor”, comentou a Secretária da pasta, a professora Iraci Gama.

Já foram contemplados outros 42 fazedores de cultura no edital 003/2023 Jorge Galdino e, ainda, com recursos da Lei Paulo Gustavo serão realizados mais dois editais: um para organização de festival de audiovisual e outro para formação em audiovisual .

No Brasil, a economia criativa emprega cerca de 7,5 milhões de pessoas e é responsável por 3,11% do PIB nacional. Os dados estão no Boletim de Economia Criativa produzido pelo Observatório Itaú Cultural, que ainda demonstrou que o setor movimenta, em média R$ 230,14 bilhões, números que superam o do setor automotivo.

“Em Alagoinhas, não será diferente. Os recursos irão aquecer a nossa economia, sem sombra de dúvidas. Temos que parabenizar a professora Iraci Gama e sua equipe por terem realizado todo o processo dos editais de forma idônea e transparente, oportunizando a realização dos trabalhos artísticos e culturais e a geração de emprego e renda pela Cultura”, declarou o prefeito Joaquim Neto.